O Câncer de Próstata possui tratamentos distintos, que dependem do PSA, resultado da biópsia da próstata, exames de imagem, se a doença encontra-se restrita à próstata ou se apresenta doença já em outros órgãos.
Quando estamos diante de uma doença localizada na próstata ou acometendo alguns gânglios regionais, uma das principais opções de tratamento consiste na Cirurgia de Próstata (Prostatectomia Radical) e na Radioterapia.
A radioterapia no Câncer de Próstata consiste em uma forma de tratamento onde, através de um aparelho conduzido pelo radioterapeuta especialista em Câncer de Próstata, ondas de radiação são emitidas na região da pelve e assim controlando as células do Câncer na Próstata e dos gânglios adjacentes. O número de sessões pode variar de 5 a 40, sendo necessário em alguns casos uso de medicamentos para controle da doença após o tratamento, como os bloqueadores hormonais, por um tempo que varia de 6 meses a 2 anos.
A Cirurgia para o Câncer de Próstata evoluiu de forma expressiva nos últimos anos. Atualmente o padrão ouro de tratamento para o Câncer de Próstata consiste na Prostatectomia Radical com auxílio da Cirurgia Robótica. Através de 5 incisões abdominais entre 8 e 12mm, a próstata e o câncer são retirados de maneira segura e efetiva, sendo refeita a costura da bexiga ao canal urinário. Após a Cirurgia de Próstata o paciente fica em média de 1 a 2 dias internados e um tempo de sonda que pode variar de 5 a 7 dias.
Ambos os tratamentos para o Câncer de Próstata tem intuito curativo, com bons resultados. No entanto, um estudo de 2016 da Sociedade Europeia de Urologia, uma das revistas de maior conceito na especialidade, demonstrou que a longo prazo a cirurgia pode apresentar um controle melhor da doença no longo prazo e melhor sobrevida comparado à radioterapia. Esse achado deixa o questionamento se não é por pacientes submetidos a radioterapia terem condições clínicas piores ou apresentarem características da doença mais agressiva e assim não serem bons candidatos ao tratamento cirúrgico.
Apesar do questionamento, a mensagem final é que cada caso deve ser avaliado individualmente e assim optar o melhor tratamento tomando como base a condição do paciente, informações da doença e opção do paciente.
Dr Romulo Nunes é Médico e Urologista formado pela Universidade de São Paulo (USP), possui formação internacional em cirurgia robótica e atualmente é médico assistente do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP).
Agende sua consulta caso estejam buscando Tratamentos para o Câncer de Próstata com o especialista em São Paulo.
*Respeitamos a sua privacidade e não enviamos spam.
Cuide da sua saúde com quem é referência em urologia. Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo.
Seja a(o) primeira(o) a comentar!