A Cirurgia de Próstata, ou Prostatectomia Radical, é uma das modalidades mais realizadas e mais seguras no tratamento do Câncer de Próstata. No entanto, nem todo Câncer de Próstata necessita de tratamento cirúrgico. Isso pode depender de características como idade do paciente, saúde do paciente e estágio e agressividade da doença.
Sabe-se que o Câncer de Próstata de maneira geral apresenta um comportamento lento, diferente de outros tumores como Câncer de Pulmão, Pâncreas e Bexiga. O Tumor na Próstata pode demorar de dez a doze anos após o seu surgimento no corpo humano para causar doença a distância e comprometimento mais severo dos outros órgãos.
Entendendo melhor o perfil do Câncer na Próstata, foi descoberto que um grau específico do tumor apresenta ainda uma chance menor de progressão, sendo considerado como melhor opção o seguimento da doença ao invés de tratamentos mais invasivos, como a Prostatectomia Radical ou a Radioterapia.
Esse grau é chamado de baixo risco, e ocorre quando o gleason da doença é 6, o PSA é menor do que 10 e no toque não é perceptível uma doença muito grande (todas as características juntas). Cerca de 70% dos pacientes em vigilância ativa não irão necessitar de outros tratamentos para o Câncer na Próstata, sendo que irão realizar a monitorização do tumor até o momento em que ainda exista risco de ele se desenvolver para uma doença mais agressiva.
Sabemos por outro lado que quando o Câncer de Próstata é Metastático (ou seja, há comprometimento de outros órgãos fora da próstata) o prognóstico é mais reservado, sendo que apenas 40% dos pacientes se mantêm vivos após 5 anos. Nesse caso, a Prostatectomia Radical deixa de ser opção, sendo optado por tratamentos com bloqueadores androgênicos, quimioterapia ou terapia alvo. Alguns estudos mostram benefícios da radioterapia adicional em casos selecionados.
O Dr Romulo Nunes é Médico e Urologista formado pela Universidade de São Paulo (USP), possui formação internacional em cirurgia robótica e atualmente é médico assistente do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP), o maior centro de oncologia urológica do Estado de São Paulo.
Agende sua consulta para tratamento do Câncer de Prostata com uro-oncologista referência em São Paulo.
*Respeitamos a sua privacidade e não enviamos spam.
Cuide da sua saúde com quem é referência em urologia. Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo.
Seja a(o) primeira(o) a comentar!