Entendo os Sintomas de Cancer de Prostata
O Câncer de Próstata é uma doença com com apresentações variáveis dependendo do seu grau e onde a doença se encontra. Geralmente causa poucos ou nenhum sintoma nas situações onde a doença encontra-se restrita à próstata, podendo apresentar com a sua progressão local e desenvolvimento de lesões a distância (chamadas de metástases).
Alguns dos Sintomas de Câncer de Próstata são:
- Urgência urinária;
- Jato urinário enfraquecido;
- Dor ou ardência para urinar;
- Dor para ejacular;
- Sangramento na urina;
- Disfunção erétil;
- Sangue no sêmen;
- Dores pelo corpo (principalmente coluna, quadril e costelas);
Qualquer sintoma na próstata se trata de Câncer de Próstata?
Não. Visto apenas casos mais avançados de Câncer na Próstata apresentarem estes sintomas, outras patologias da próstata e do sistema urinário inferior podem ocasionar os referidos sintomas, como:
- Hiperplasia Prostática Benigna: Consiste no crescimento benigno da próstata, patologia muito comum na população masculina após os 40 anos. É a causa mais frequente de sintomas do trato urinário inferior, como jato enfraquecido, urgência para urinar, despertar noturno para urinar, dentre outros. Cabe ressaltar que seu diagnóstico não leva a maior chances de desenvolver o Adenocarcinoma de Próstata comparativamente a indivíduos sem hiperplasia prostática.
- Prostatite: Consiste na inflamação da glândula que leva a condição da próstata aumentada, podendo ocasionar além de dificuldade para urinar, febre, mal estar e alteração do aspecto da urina. Geralmente é ocasionada por infecção bacteriana e deve ter seu tratamento prontamente administrado após o seu diagnóstico.
- Estenose de uretra: Condição onde o canal urinário apresenta algum ponto de estreitamento que não seja secundário a Hiperplasia Prostática Benigna. Pode ocorrer por infecções prévias do canal urinário (chamadas uretrites), traumas ou procedimentos e manipulações prévias do canal urinário.
- Cálculo: Em alguns casos cálculos localizados na porção distal do ureter (canal que leva a urina do rim a bexiga) ou na bexiga podem desencadear desconforto, sangue ou urgência ao urinar.
- Bexiga hiperativa: Condição em que a bexiga apresenta espasmos ou contrações involuntárias de sua musculatura e que levam a sintomas esporádicos de urgência e até incontinência. Pode ser consequência de outras doenças (como a própria Hiperplasia Prostática Benigna), produtos ingeridos (como café e energéticos), medicamentos ou de característica idiopática.
- Tumor de Bexiga: Embora menos frequente que a Neoplasia de Próstata, o câncer de bexiga é uma das principais causas de sangramento na urina, principalmente em indivíduos com histórico de tabagismo e de idade mais avançada. Visto sua evolução rápida, deve ser prontamente investigado.
O que devo fazer na presença desses sintomas?
Na presença dos sintomas anteriormente descritos, o paciente deve realizar consulta com urologista. A história clínica, doenças pré existentes, histórico familiar e o exame físico direcionado irão trazer informações importantes e direcionar a pesquisa para cada causa específica. Na suspeita de Neoplasia Maligna da Próstata, deve-se realizar o exame de toque retal e complementar a avaliação com exames adicionais, como o PSA e a ressonância magnética da próstata.
Pós tratamento: quais os sintomas relacionados ao Tratamento do Câncer de Próstata?
Outra questão fundamental para se discutir com o paciente são os principais sintomas que o tratamento para câncer de próstata pode ocasionar:
- Disfunção erétil: Tanto a radioterapia quanto a cirurgia podem danificar a inervação peniana responsável pela ereção. A recuperação completa pode vir entre 1 a 2 anos do tratamento, sendo sugerido em alguns casos tratamento medicamentoso para otimização do fluxo de sangue peniano nesse meio tempo. Fatores com extensão da doença, idade do paciente, comorbidades e ereção antes do tratamento podem ter influência na reabilitação da ereção.
- Incontinência: A incontinência urinária após o tratamento do câncer de próstata pode vir durante tosse ou espirro ou com uma sensação súbita e iminente de urinar sem a possibilidade de segurar. É mais nítida nos primeiros três meses até 1 ano do tratamento, com melhora progressiva através da reabilitação da musculatura pélvica.
- Infertilidade: O paciente apresenta incapacidade de produzir a ejaculação, levando a infertilidade. Importante ressaltar que pacientes que têm interesse em ainda serem pais devem realizar captação e preservação do esperma antes de iniciar o tratamento.
- Sangramento na urina: Ocorre em alguns casos após o tratamento para câncer de prostata com radioterapia, podendo surgir até 5 anos do procedimento. Geralmente são casos leves e esporádicos. Alguns casos podem apresentar sangramentos de maior proporção que necessitam de tratamento específico, porém são raros.
- Alteração do hábito intestinal: Sintomas de alteração do hábito intestinal ou sangramento nas fezes são características de retite actínica, que também ocorrem em alguns casos após o tratamento de cancer de prostata com radioterapia.
Na doença mais avançada, onde é necessário complementar o Tratamento do Câncer de Próstata com bloqueio hormonal, quimioterapia ou imunoterapia, alguns efeitos colaterais podem surgir, como redução ou perda de libido, ganho de peso, ondas de calor, alteração do humor, osteoporose, perda de massa muscular, fadiga, náuseas, perda de cabelo, dentre outros.
Especialista em Câncer de Prostata São Paulo
O Dr Romulo Nunes é Médico Cirurgião-Urologista formado pela USP, possui formação internacional em cirurgia robótica e atualmente é médico assistente do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP) e atua como corpo clínico nos principais hospitais de São Paulo. Agende sua consulta para tratar o Câncer de Prostata com o especialista em São Paulo
Referências:
1) American Cancer Society. Prostate Cancer (https://www.cancer.org/cancer/prostate-cancer.html).
2) Prostate Cancer Foundation. About Prostate Cancer. (https://www.pcf.org/about-prostate-cancer)
3) Siegel RL, Miller KD, Wagle NS, Jemal A. Cancer statistics, 2023. CA Cancer J Clin. 2023;73(1):17-48.
4) Urology Care Foundation. What Is Prostate Cancer (https://www.urologyhealth.org/urologic-conditions/prostate-cancer)?
Seja a(o) primeira(o) a comentar!