A Próstata Aumentada, também conhecida como Hiperplasia Prostática Benigna, é uma condição de saúde muito conhecida e prevalente no homem após os seus 50 anos. Seu diagnóstico provém principalmente quando o indivíduo apresenta dificuldade para urinar, que pode ser relatado como jato urinário enfraquecido, idas mais frequentes para urinar, demora para desencadear a micção, jato interrompido, despertar noturno frequente para urinar, dentre outros.
Embora a Hiperplasia Prostática não cause diretamente impotência, essas duas condições podem estar intimamente relacionadas pelo mecanismo fisiopatológico que leva o seu desenvolvimento, fatores de risco semelhantes ou pelo próprio impacto psicológico que os sintomas da Hiperplasia Prostática descompensada e avançada podem ocasionar a ponto de prejudicar a vida sexual.
Alguns dos sintomas prevalentes de Próstata Aumentada como aumento da frequência miccional, dificuldade de desencadear a micção e aumento da frequência urinária noturna (chamado no meio médico como noctúria) levam a aumento de sintomas de ansiedade e impacto psicológico, o que também irá afetar na qualidade da função erétil.
A Hiperplasia Prostática e a disfunção erétil também compartilham fatores de risco em comum, como idade, doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade. Sendo assim, a presença de ambos os quadros podem ser coincidentes no mesmo indivíduo.
A Medicação para Próstata Aumentada pode levar a alteração da função sexual. Como alguns exemplos, os alfa-bloqueadores (como tansulosina e doxazosina) podem ocasionar redução ou ausência de conteúdo ejaculatório, sendo que os inibidores a 5-alfa-redutase (finasterida, dutasterida e combodart) podem levar a redução do libidio e da qualidade da ereção.
Pacientes com Adenocarcinoma que sejam submetidos a tratamento, tanto cirúrgico, radioterapia ou tratamento medicamentoso, podem como consequência impacto na ereção, podendo variar com o grau da doença, intensidade do tratamento proposto, função erétil antes do tratamento, doenças pré-existentes que possam piorar a condição no pós operatório, dentre outros agravantes.
Embora os pacientes com Hiperplasia Benigna da Próstata e disfunção erétil apresentam muitos fatores em comum, o tratamento específico de cada doença pode melhorar a outra condição, porém outras medidas podem ser necessárias e específicas para cada condição. Como exemplo, alguns pacientes que apresentam melhora dos sintomas urinários com os medicamentos para HPB (como a finasterida) podem seguir ou piorar a função sexual, sendo necessário associar, trocar medicações ou até mesmo discutir vantagens de tratamentos cirúrgicos.
Importante também ressaltar que mudanças do estilo de vida como perda de peso, alimentação adequada, atividade física, controle do tabagismo e medidas de controle de estresse também trazem impactos significativos na saúde como um todo. Sendo assim como descrito, a Próstata Sumentada causa impotência de maneira indireta conforme algum dos fatores explicados anteriormente, sendo necessário discutir com o médico urologista a respeito de cada caso individualmente.
O Dr Romulo Nunes é Médico Cirurgião-Urologista formado pela USP, possui formação internacional em cirurgia robótica e atualmente é médico assistente do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP) e atua como corpo clínico nos principais hospitais de São Paulo. Agende uma consulta caso esteja precisando de consulta ou tratamento cirugico para a Hiperplasia Prostática!
1)European Urology Association - guidelines benign hiperplasia
2) Calogero, A. E., Burgio, G., Condorelli, R. A., Cannarella, R., & La Vignera, S. (2018). Lower urinary tract symptoms/benign prostatic hyperplasia and erectile dysfunction: from physiology to clinical aspects. The aging male : the official journal of the International Society for the Study of the Aging Male, 21(4), 261–271. https://doi.org/10.1080/13685538.2018.1430758
*Respeitamos a sua privacidade e não enviamos spam.
Cuide da sua saúde com quem é referência em urologia. Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo.
Seja a(o) primeira(o) a comentar!