A Estenose de JUP (Jução Uretero-Pielica) é um estreitamento da junção entre a pelve renal e o ureter proximal. Pode ser de origem congenita (ou seja, a pessoa nasceu com essa mal formação) geralmente secundária a um problema no desenvolvimento dessa região ou decorrente de uma condição chamada vaso cruzante, que ocasiona uma compressão local. A Estenose de JUP também pode ser adquirida, geralmente desenvolvida em fazes mais tardias, sendo uma causa muito comum a impactação por Cálculo Renal nessa região, o que ocasiona uma fibrose do tecido local e assim levando a Estenose de JUP.
Com o estreitamento dessa região, a pelve renal fica dilatada com a urina em seu interior represada, levando ao termo técnico de Hidronefrose.
Os Sintomas da Estenose de JUP de maneira são dor abdominal, lombar, infecção urinária de repetição e até mesmo sangue na urina (hematúria). Em poucos casos, a Estenose de JUP pode aparecer de maneira silenciosa, com poucos sintomas, sendo achado de exame. Geralmente acomete pacientes mais jovens. No entanto, pode surgir em adultos, principalmente as Estenoses de JUP secundárias a outras causas, como Calculo Renal e Tumores.
Como dito anteriormente, a Estenose de JUP leva a um estreitamento do ureter e dificulta a drenagem de urina do rim. Além da Estenose de JUP ter Sintomas que impactam muito a qualidade de vida do paciente, também leva a prejuízo do funcionamento do rim, sendo que a longo prazo o paciente portador da Estenose de JUP não tratada no momento correto pode perder o rim.
O Dr Romulo Nunes é Cirurgião Urologista formando pela Universidade de São Paulo (USP), é médico do Instituto do Cancer do Estado de São Paulo (ICESP) e trata pacientes com Sintomas de Estenose de JUP, tanto crianças quanto adultos. Agende uma consulta caso tenha parentes ou seja um paciente procurando atendimento!
*Respeitamos a sua privacidade e não enviamos spam.
Cuide da sua saúde com quem é referência em urologia. Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo.
Seja a(o) primeira(o) a comentar!