O Câncer de Próstata é o tipo de tumor mais incidente no homem no mundo, após o câncer de pele não melanoma. Estudos mostram que a sua prevalência pode acometer 1 a cada 9 homens, sendo que até 2040 o número de casos de câncer de Próstata no mundo pode dobrar, principalmente relacionado ao envelhecimento da população masculina e aumento da expectativa de vida. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que a cada ano são diagnosticados 71 mil casos de Neoplasia da Próstata no Brasil.
Segundo recomendações mundiais e nacionais, todo homem acima de 50 anos deve iniciar o rastreio para o Câncer de Próstata com exame da Próstata e coleta do PSA. Homens com antecedente familiar ou negros devem iniciar o rastreio do Câncer de Prostata com 45 anos, visto apresentarem maiores chances de desenvolverem a doença mais cedo e terem a doença com comportamento mais agressivo.
Sabe-se que quando a doença é diagnosticada em fases mais precoces, as chances de cura podem chegar a mais de 90% e os tratamentos são menos complexos. Apesar da grande evolução dos tratamentos, hoje quase 40% dos pacientes com Câncer de Próstata Metastático vão a óbito em 5 anos.
A realidade nacional é preocupante com relação ao Rastreio para o Câncer de Próstata. Hoje, cerca de 30% dos homens dentro da faixa de risco realizam o acompanhamento de forma apropriada. Por isso que ainda 15 - 25% dos diagnósticos são doenças consideradas avançadas ou metastáticas.
Nesse mês, lembre você mesmo e colegas próximos de realizar o exame. Sem dúvidas o diagnóstico precoce pode ser o principal para trazer a cura em quem tem a doença.
O Dr Romulo Nunes é Médico e Urologista formado pela Universidade de São Paulo (USP), possui formação internacional em cirurgia robótica e atualmente é médico assistente do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP). Agende sua consulta para rastreio do Cancer de Próstata com urologista referência em São Paulo.
*Respeitamos a sua privacidade e não enviamos spam.
Cuide da sua saúde com quem é referência em urologia. Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo.
Seja a(o) primeira(o) a comentar!