Ao definir O Tratamento para Câncer de Prostata, uma das principais questões a se discutir entre cirurgião e paciente é a respeito do acesso para realizar a Prostatectomia Radical (Cirurgia para retirada da Próstata). A Prostatectomia Radical conta com 3 acessos possíveis: Cirurgia aberta, Laparoscópica e Cirurgia Robótica.
A Prostatectomia Radical aberta foi o acesso precursor para a retirada do Câncer de Próstata. Nesse caso, o paciente é anestesiado e através de uma laparotomia mediana (incisão que vai do pubis até o nivel da cicatriz umbilical) o cirurgião irá acessas a próstata, realizar sua desconexão da bexiga e da uretra (canal urinário) e refazer a costura entre as duas estruturas.
Hoje em dia, esse tipo de acesso encontra-se em menos uso. Estudos demonstraram maior tempo de internação, maior sangramento, maior tempo de uso de sonda e maior complicações de ferida operatória do que as outras vias de acesso.
A cirurgia laparoscópica para o Câncer na Próstata foi um advento da década de 80 e ganhou mais proporção para a Cirurgía de Próstata no final do século passado. A laparotomia foi substituida por 5 acessos de menos de 1cm, onde o cirurgião realiza a remoção da prostata (Prostatectomia Radical) e a nova costura da bexiga ao canal urinário. Trouxe grandes resultados com impacto no tempo de internação e complicações, apesar do tempo cirurgico ser maior e depender de centros altamente capacitados em laparoscopía para a sua realização com qualidade, pois existe uma limintação de movimento que as pinças da laparoscopica oferecem.
A Prostatectomia Radical com auxilio da Cirurgia Robótica surgiu nos anos 2000, e vem causando impactos muito significativos. A Cirurgia Robótica para Próstata manteve o acesso minimamento invasivo trazido pela laparoscopia porém com um ganho de velocidade do procedimento e dos movimentos que o cirurgião pode desempenhar, proporcionando uma melhor preservação das estruturas essencias e uma melhor reconstrução da costura da bexiga ao canal urinário, reduzindo ainda mais complicações cirurgicas e o tempo de sonda. Hoje, mais de 90% do numero total de Cirurgia de Próstata são feitas com Cirurgia Robótica nos Estados Unidos. No Brasil esse crescimento vem mais lento, pois ainda poucos hospitais dão direito a tecnologia, porém vem aumentando ao longo do ano.
Cabe ressaltar que o procedimento deve ser realizado por cirurgiões com formação na área capazes de desempenhar a Cirurgia Robótica com segurança.
O Dr Romulo Nunes é Médico e Urologista formado pela Universidade de São Paulo (USP), possui formação internacional em Cirurgia Robótica e atualmente é médico assistente do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP). Agende sua consulta para tratamento de câncer de Próstata e outras doenças com o especialista em Cirurgia Robótica em São Paulo.
*Respeitamos a sua privacidade e não enviamos spam.
Cuide da sua saúde com quem é referência em urologia. Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo.
Seja a(o) primeira(o) a comentar!