Recentemente foi recebido nos meios de comunicação o caso da cantora Preta Gil. Ela estava fazendo parte de um protocolo de pesquisa nos Estados Unidos para o Câncer Colorretal, porém no dia 20 de julho de 2025, aos 50 anos, veio a falecer por complicações relacionados a doença. A Cantora já vinha realizado multiplos tratamentos, deste procedimentos cirurgicos e linhas de quimioterapia desde o momento que recebeu o diagnóstico.
O Câncer de Intestino é o terceiro maior prevalente no Brasil, e segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia, é o segundo que lidera em causa de mortalidade no Brasil. Nos ultimos 8 anos ocorreu um aumento de 80% de sua inciencia no Brasil. O câncer de intestino pode manifestar com sintomas, como sangramento para evacuar, dor ao evacuar, ou em casos mais avançados como desconforto abdominal e aumento do volume abdominal.
Sim, o Câncer de Intestino Tem Cura dependendo do estágio da doença, e se esta restrita ao orgão ou se já apresenta doença fora do intestino (metástase). No entando, além de discutir se o Câncer de Intestino Tem Cura, vale ressaltar maneiras de identificar a doença em estágios mais precoces e que não dependam de tratamentos mais complexos, como foi o caso da cantora.
O Câncer de Intestino tem prevenção e recebe uma orientação bem clara pelas sociedades brasileiras e mundiais de oncologia. De maneira geral, individuos devem começar a Prevenção do Câncer de Intestino com 45 anos de idade através da colonoscopia ou pesquisa de sangue oculto nas fezes. Caso o individuo apresente fator de risco maior que a população geral, como histórico familiar, doença inflamatório intestinal e polipo adenomatoso avançado, o rastreio deve ser iniciado aos 40 anos (ou 10 anos da idade que o familiar foi diagnosticado com câncer de intestino).
O Dr Romulo Nunes é Uro-oncologista formado pela Universidade de São Paulo (USP) e médico do Instituto do Cancer de São Paulo (ICESP). Agende uma consulta para avaliação e tratamento das doenças da Prostata.
*Respeitamos a sua privacidade e não enviamos spam.
Cuide da sua saúde com quem é referência em urologia. Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo.
Seja a(o) primeira(o) a comentar!