Médico Urologista
Vasectomia é reversível?

Vasectomia é Reversível?

Vasectomia é Reversível?

A Vasectomia é um dos melhores métodos contraceptivos disponíveis para o homem, sendo que a Vasectomia Pode Falhar em menos de 1% dos procedimentos. Apesar de ser um procedimento definitivo de esterilização, em alguns casos, homens submetidos à cirurgia acabam desejando restaurar a fertilidade futuramente, de maneira natural. Nesses casos, a Reversão da Vasectomia surge como uma opção, na qual é realizada uma nova comunicação dos deferentes, os tubos que transportam os espermatozoides do testículo à uretra, que foram cortados durante a Cirurgia de Vasectomia.

Deferente após a vasectomia (lado direito) e do deferente após a reversão da vasectomia (lado esquerdo)

Deferente após a vasectomia (lado direito) e do deferente após a reversão da vasectomia (lado esquerdo)

Como funciona a Reversão de Vasectomia?

Durante a Cirurgia de Vasectomia, os vasos deferentes, que transportam os espermatozoides do testículo para formar o conteúdo seminal e, posteriormente, seguir da uretra para o meio externo, são desconectados. Na Reversão da Vasectomia, as extremidades dos deferentes são reconectadas, permitindo que os espermatozoides sigam seu caminho original. O procedimento é feito sob anestesia geral. Uma abertura no escroto é realizada, sendo identificadas as extremidades dos deferentes, e, através de técnica delicade e microcirúrgica, a costura dos deferentes é refeita. O procedimento pode durar cerca de 3 horas, dependendo dos achados intraoperatórios.

Sucesso

A taxa de sucesso da Reversão da Vasectomia depende de alguns fatores, como:

  • Idade do homem e da mulher: Homens mais jovens e sem comorbidades possuem melhores resultados após o procedimento. Vale ressaltar que, além da saúde do homem, a idade e a saúde da mulher também são fatores importantes para uma maior taxa de sucesso na fertilização natural após a reversão de vasectomia.
  • Dados do procedimento: Existem dois tipos de técnicas utilizadas para a Reversão da Vasectomia: a vaso-vaso anastomose e a vaso-epididimioanastomose. A segunda técnica é mais complexa, pois a sutura é feita diretamente no epidídimo do homem, quando não há condições adequadas em um dos cotos do deferente. Sendo assim, a vaso-epididimioanastomose pode apresentar uma taxa de sucesso menor, comparada à vaso-vaso anastomose. Além dos achados intraoperatórios, os cuidados pós-operatórios são fundamentais para o melhor sucesso da cirurgia.
  • Tempo desde a Vasectomia: Quanto maior o tempo entre a Vasectomia e a Reversão de Vasectomia, menores são as chances de sucesso. Geralmente, até 5 anos após o procedimento, a reversão apresenta excelentes resultados. Por exemplo, a literatura cita uma taxa de fertilidade de 75% quando a reversão é realizada 3 anos após a vasectomia. No entanto, essas taxas podem cair para 30% a 40% entre 10 a 15 anos após a vasectomia.

Orientações pós-operatórias

A recuperação da Reversão da Vasectomia tende a ser rápida, com o paciente recebendo alta no mesmo dia ou no dia seguinte à cirurgia. É recomendado que o paciente permaneça em repouso por pelo menos 7 dias. Atividades mais intensas, exercícios físicos, levantamento de peso e atividade sexual devem ser retomados com cautela, geralmente após 3 semanas do procedimento.

O sucesso da cirurgia é documentado após a realização do espermograma, com a contagem apropriada de espermatozoides. Inicialmente, o exame deve ser coletado após 2 meses, embora em alguns casos e do tipo de técnica adotada, a presença de espermatozoides ainda possa ser detectada após esse período.

Riscos da Reversão da Vasectomia

Embora a Reversão de Vasectomia seja um procedimento seguro, com boa recuperação, há complicações mínimas (próximas a 2%) que podem prejudicar o sucesso da cirurgia, como:

  • Infecção da ferida operatória;
  • Sangramento ou hematoma local;
  • Dor;
  • Inchaço local;

Alternativas à Reversão de Vasectomia

Caso o paciente não seja candidato à Reversão de Vasectomia ou não obtenha sucesso após a cirurgia, ainda é possível alcançar a fertilização por meio de técnicas de reprodução assistida. O espermatozoide pode ser captado diretamente do testículo por meio de um procedimento chamado aspiração testicular (TESA, testicular sperm aspiration) ou aspiração do epidídimo (MESA, Microsurgical Epididymal Sperm Aspiration). Após a captação, os espermatozoides viáveis podem ser utilizados para inseminação artificial ou fertilização in vitro.

Conclusão

A Cirurgia de Vasectomia é, de fato, um procedimento reversível para homens que desejam restaurar sua fertilidade de maneira natural. No entanto, a taxa de sucesso da Reversão de Vasectomia é variável e depende de fatores como o tempo desde a vasectomia, o tipo de procedimento realizado, e a saúde do paciente e de sua parceira. Pacientes interessados em reversão de vasectomia devem discutir suas opções com o urologista para um planejamento adequado e para alinhar as expectativas quanto aos resultados futuros.

Vasectomia fomo funciona: Agende a sua consulta com o Dr Romulo Nunes

O Dr Romulo Nunes é Médico Cirurgião-Urologista formado pela USP, possui formação internacional em cirurgia robótica e atualmente é médico assistente do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP) e atua como corpo clínico nos principais hospitais de São Paulo. Agende sua consulta caso tenha duvidas quanto a Cirurgia de Vasectomia. 

Referências:

1) Busato WF Jr. Vasectomy reversal: a seven-year experience. Urol Int. 2009;82(2):170-174.

2) Nagler HM, Jung H. Factors predicting successful microsurgical vasectomy reversal. Urol Clin North Am. 2009;36(3):383-390. 

3) Namekawa T, Imamoto T, Kato M, et al. Vasovasostomy and vasoepididymostomy: Review of the procedures, outcomes, and predictors of patency and pregnancy over the last decade. Reprod Med Biol. 2018;17(4):343-355.

Voltar

Dr. Romulo Nunes SP
Escrito por Dr. Romulo Nunes

Médico Urologista

O Dr. Romulo Nunes exemplifica a dedicação e a excelência na medicina, tendo sua trajetória motivada por uma paixão pelo cuidado humano. Com formação na Universidade de São Paulo e experiência em centros de referência na Inglaterra, Itália e Bélgica, ele se destaca na aplicação de técnicas cirúrgicas avançadas e no uso de tecnologia de ponta. Sua atuação abrange desde o tratamento de doenças do sistema urinário, como câncer e disfunções, até a promoção da saúde, enfatizando a prevenção e a orientação de hábitos saudáveis. Essa combinação de conhecimento técnico e compromisso com o bem-estar dos pacientes solidifica seu papel como um profissional fundamental na área da urologia.

CRM/SP 191.387 - RQE Cirurgia Geral 109924 / RQE Urologia 109925

0 Comentários

Seja a(o) primeira(o) a comentar!

Envie seu comentário

Pergunte para o Dr. Romulo Nunes. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Icone de Telefone

Fale Conosco

+55 (11) 3045-2090

WhatsApp Fale pelo WhatsApp

*Respeitamos a sua privacidade e não enviamos spam.

Seu bem-estar em primeiro lugar.

Cuide da sua saúde com quem é referência em urologia. Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo.