A cirurgia robótica foi uma das maiores inovações do ultimo século e que trouxe impactos significativos na melhora dos resultados dos procedimentos cirurgicos, com segurança e ganhos funcionais excelentes. Porém, seu uso não é algo trivial, sendo como quaisquer outras tecnologias médicas, necessário capacitar o cirurgião adequadamente para o seu uso.
Em termos mundiais, a Cirurgia Robótica vem substituindo os outros tipos de acessos cirurgicos. Dados dos Estados Unidos revelam que cerca de 90% das Prostatectomias para Cancer de Prostata são feitas pela Cirurgia Robótica, algo que em outras localidades, como no Brasil, ainda é uma realidade distante.
Nem todos os hospitais oferecem o recurso e ainda poucos especialistas acabam se formando com a capacitação adequada para o seu uso, porém, de forma gradual, é possivel ver maior crescimento desse setor.
Nesse contexto, o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, onde realizar minha residencia de cirurgia geral e urologia, foi o primeiro serviço a contar com o robo cirurgico para procedimentos no SUS (usado há mais de 10 anos) e mais recentemente nos ultimos anos ser o primeiro centro que proporciona aos seus residentes formados receberem a certificação nacional para a realização da Cirurgia Robótica. O processo inicia com treinamento em ambiente de realidade aumentada e após uma série de exercicios e testes, ficamos aptos para iniciar a fase de treinamento no centro cirurgico. Nesse momento é crucial ter professores e serviços capacitadoss para nós e os pacientes recebermos o melhor suporte.
Tive a oportunidade não só de passar por todo esse processo inicial aqui no Brasil como também em outros lugares do mundo. Durante a minha fase de residencia, realize estagios internacionais em dois grandes centros europeus. O primeiro foi no Hospital San Rafaelle, na Itália, gerenciado pelo diretor da Sociedade Europeia de Urologia, Prof. Alberto Briganti, onde foi possivel acompanha-lo bem como aprender ao auxilia-lo durante os seus procedimentos cirurgicos utilizando a plataforma robótica. O segundo lugar foi o Guy`s Hospital, em Londres, na Inglaterra, sendo o centro mais completo e de maior volume para procedimentos utilizando a cirurgia robótica pelo NHS, sistema de saúde público Inglês.
Centros formadores são parte fundamental da trajetória de um bom profissional. Nestes centros o cirurgião amadurece seu conhecimento técnico, sempre através dos melhores recursos e profissionais. Sendo assim, após a minha residência e certificação nacional pela sociedade brasileira de urologia, busquei realizar um programa de fellow em Cirurgia Robótica na ORSI Academy, localizado em Gante, na Belgica. Vem sendo o principal centro formador europeu em cirurgia robótica há mais de 20 anos, onde cirurgiões no programa de aprimoramento realizam treinamentos, assitem aulas, participa, de congressos e participam da assitencia e dos procedimentos dos pacientes que são operados com a cirurgia robótica, principalmente Cancer de Prostata, Cancer de Rim, Hiperplasia Prostática, prolapso genital, dentre outros.
Esse texto demonstra como o médico cirurgião deve constantamente estar bucando se capacitar da melhor maneira possivel, nos melhores serviços, com as melhores equipes e tutores. São ensinamentos que aprendi com outros colegas que tiveram sucesso na sua carreira assitencial e trouxeram grande impacto nas suas areas de atuação.
O Dr Romulo Nunes é Médico Cirurgião Urologista formado pela USP, possui formação internacional em cirurgia robótica e atualmente é médico assistente do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP) e atua como corpo clínico nos principais hospitais de São Paulo. Agende sua consulta para realizar tratamento através da Cirurgia Robótica com o especialista.
*Respeitamos a sua privacidade e não enviamos spam.
Cuide da sua saúde com quem é referência em urologia. Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo.
Seja a(o) primeira(o) a comentar!