A Biópsia de Próstata é um procedimento médico realizado pelo urologista ou radiologista intervencionista com o intuito de avaliar alterações suspeitas da próstata (isto é, suspeitas para Câncer de Próstata), geralmente identificadas por alterações do PSA, do exame realizado pelo Médico de Próstata (o toque retal) ou achados suspeitos em exames de imagem, sendo o principal a Ressonância Magnética de Próstata.
Durante a Biópsia de Próstata, pequenos fragmentos são coletados e analisados pelo patologista, sendo assim verificado se há células cancerosas nas amostras, bem como grau da agressividade da Neoplasia de Próstata. O tipo histológico mais comum é o Adenocarcinoma de Próstata, sendo divididos em:
Outros fatores coletados na Biópsia da Próstata como quantidade de fragmentos positivos, em qual região da próstata os fragmentos foram retirados e se há outras informações de pior prognóstico do Câncer na Próstata (como invasão angiolinfática, perineural, componente intraductal ou padrão cribiforme) são importantes e fundamentais na tomada de decisão do tratamento futuro.
Além da presença de células cancerosas, é possível identificar outros achados após o procedimento, que muitas vezes podem levar dúvidas ao paciente. Outros principais componentes que podem vir no laudo da Biópsia de Próstata são:
Tanto o PIN quanto o ASAP podem ser necessários realizar um estudo complementar da amostra com imuno-histoquímica ou realizar uma revisão de biópsia em centros de maior experiência para definir a patologia definitiva e assim discutir a conduta subsequente.
O Dr Romulo Nunes é Médico e Urologista formado pela Universidade de São Paulo (USP), possui formação internacional em cirurgia robótica e atualmente é médico assistente do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP). Agende sua consulta para tratamento da hiperplasia prostática com urologista referência em São Paulo.
*Respeitamos a sua privacidade e não enviamos spam.
Cuide da sua saúde com quem é referência em urologia. Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo.
Seja a(o) primeira(o) a comentar!