Médico Urologista

Biopsia de Próstata: O que é Avaliado?

 O que é avaliado na Biópsia de Próstata? 

A Biópsia de Próstata é um procedimento médico realizado pelo urologista ou radiologista intervencionista com o intuito de avaliar alterações suspeitas da próstata (isto é, suspeitas para Câncer de Próstata), geralmente identificadas por alterações do PSA, do exame realizado pelo Médico de Próstata (o toque retal) ou achados suspeitos em exames de imagem, sendo o principal a Ressonância Magnética de Próstata

Durante a Biópsia de Próstata, pequenos fragmentos são coletados e analisados pelo patologista, sendo assim verificado se há células cancerosas nas amostras, bem como grau da agressividade da Neoplasia de Próstata. O tipo histológico mais comum é o Adenocarcinoma de Próstata, sendo divididos em: 

  • Gleason 6 - tumor de baixo risco
  • Gleason 7  - tumor de risco intermediário
  • Gleason 8 a 10 - tumor de alto risco

Outros fatores coletados na Biópsia da Próstata como quantidade de fragmentos positivos, em qual região da próstata os fragmentos foram retirados e se há outras informações de pior prognóstico do Câncer na Próstata (como invasão angiolinfática, perineural, componente intraductal ou padrão cribiforme) são importantes e fundamentais na tomada de decisão do tratamento futuro. 

E se não vier Câncer de Próstata na biópsia? 

Além da presença de células cancerosas, é possível identificar outros achados após o procedimento, que muitas vezes podem levar dúvidas ao paciente. Outros principais componentes que podem vir no laudo da Biópsia de Próstata são:

  • Hiperplasia Prostática - Crescimento benigno da próstata
  • Prostatite - Corresponde a uma inflamação da próstata, podendo ser crônica ou aguda
  • Neoplasia intraepitelial prostática (PIN) - Lesão precursora da Neoplasia de Prostata
  • Atypical Small Acinar Proliferation (ASAP) - Corresponde a alterações celulares suspeitas ou inconclusivas.

Tanto o PIN quanto o ASAP podem ser necessários realizar um estudo complementar da amostra com imuno-histoquímica ou realizar uma revisão de biópsia em centros de maior experiência para definir a patologia definitiva e assim discutir a conduta subsequente. 

Buscando realizar biópsia de próstata com especialista em São Paulo? Agende sua consulta! 

O Dr Romulo Nunes é Médico e Urologista formado pela Universidade de São Paulo (USP), possui formação internacional em cirurgia robótica e atualmente é médico assistente do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP). Agende sua consulta para tratamento da hiperplasia prostática com urologista referência em São Paulo. 

 

Voltar

Dr. Romulo Nunes SP
Escrito por Dr. Romulo Nunes

Médico Urologista

O Dr. Romulo Nunes exemplifica a dedicação e a excelência na medicina, tendo sua trajetória motivada por uma paixão pelo cuidado humano. Com formação na Universidade de São Paulo e experiência em centros de referência na Inglaterra, Itália e Bélgica, ele se destaca na aplicação de técnicas cirúrgicas avançadas e no uso de tecnologia de ponta. Sua atuação abrange desde o tratamento de doenças do sistema urinário, como câncer e disfunções, até a promoção da saúde, enfatizando a prevenção e a orientação de hábitos saudáveis. Essa combinação de conhecimento técnico e compromisso com o bem-estar dos pacientes solidifica seu papel como um profissional fundamental na área da urologia.

CRM/SP 191.387 - RQE Cirurgia Geral 109924 / RQE Urologia 109925

0 Comentários

Seja a(o) primeira(o) a comentar!

Envie seu comentário

Pergunte para o Dr. Romulo Nunes. Seu endereço de e-mail não será publicado.

Icone de Telefone

Fale Conosco

+55 (11) 3045-2090

WhatsApp Fale pelo WhatsApp

*Respeitamos a sua privacidade e não enviamos spam.

Seu bem-estar em primeiro lugar.

Cuide da sua saúde com quem é referência em urologia. Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo.