Biopsia de Próstata é um procedimento médico realizado por urologistas ou radiologistas intervencionistas onde são retirados pequenos fragmentos da próstata, com o intuito de avaliar a sua patologia. Sua principal indicação é para diagnóstico de Câncer de Próstata. Como dito na secção de câncer na próstata (link para essa seção), a avaliação inicial com o PSA, exame de toque retal, ressonância magnética da próstata, dentre outros, nos dão indícios da probabilidade de estarmos diante da doença, porém apenas a análise do tecido prostático é capaz de diagnosticar a Neoplasia Prostática.
A Biópsia da Próstata é feita em ambiente hospitalar, clínicas ou laboratórios de análises médicas, onde o paciente é posicionado na maca e sob técnica asséptica adequada e guiado com o ultrassom, o médico executor irá identificar a próstata e através de uma agulha irá retirar os fragmentos. O procedimento pode ser feito com anestesia local ou com sedação, dependendo das condições de saúde e do ambiente que irá realizar o exame.
Com o uso do ultrassom, é possível identificar a agulha e as regiões da próstata onde serão retirados os fragmentos. Cabe ressaltar que o número de fragmentos retirados depende do tamanho da próstata, bem como de lugares sugestivos de tumor identificados pelos exames de imagem anteriormente feitos. Estudos recentes mostram que o uso da ressonância da próstata pode tornar o diagnóstico 20 - 30% mais assertivo comparado aos pacientes que realizaram a Biópsia da Próstata sem a ressonância antes do procedimento. Após a recuperação do procedimento o paciente seguirá para casa com medicamentos para controle dos sintomas bem como profilaxia antimicrobiana.
Como é feita a biópsia de próstata
Atualmente ocorre uma ampla investigação em pesquisas para aprimorar os métodos de Biópsia da Próstata para realizar o diagnóstico mais preciso bem como ocasionar menos complicações ao paciente.
Biópsia por fusão: Este método pode ser realizado por biópsias tanto transretal como transperineal, onde não só o ultrassom irá ajudar a guiar as biópsias como também a imagem da ressonância magnética da próstata do paciente, que será pareada em tempo real com o ultrassom, aumentando ainda mais a precisão para retirar fragmentos de áreas suspeitas.
Próstata sendo "setorizada". Em cada região é retirada o fragmento para análise durante a biópsia de próstata
A preparação para a Biópsia de Próstata é muito simples. O paciente deve comparecer ao ambiente que irá realizar o exame com o tempo de jejum conforme programado pela instituição que irá realizar o procedimento.
Deve-se ter atenção a medicamentos que alterem a coagulação do sangue, como o AAS, clopidogrel, warfarina, rivaroxabana, dentre outros. Sendo necessário tempo de suspensão e o momento de reiniciar o medicamento conforme orientação do médico responsável.
O procedimento em si é rápido, com baixo risco de complicação, porém alguns sintomas podem aparecer após a biópsia. Desconforto leve local ou discreta dificuldade para urinar podem ocorrer, sendo de maneira geral manejado com analgesicos simples e com duração de poucos dias. A infecção urinária é rara, em torno de 1 a 5% dos casos, e deve ser manejado com antibioticoterapia conforme orientação do médico urologista. O sangramento ao urinar e ao evacuar também pode estar presente, sendo na grande maioria auto resolutivo e com duração de poucos dias. Alguns pacientes também podem apresentar sangue no semen, que também se resolve espontaneamente, porém com alguns casos com duração de 3 meses.
Situações como incapacidade de urinar, sangramento em excesso, dor local sem melhora com analgesia ou febre devem ser prontamente informadas ao médico responsável ou o paciente deve procurar a unidade de atendimento mais próxima para avaliação.
Sugere-se ao paciente realizar atividades leves dentro de 24 a 48h após o procedimento.
Após o procedimento os fragmentos serão armazenados e enviados ao patologista para avaliar os achados. Dados como o número de fragmentos, o que foi encontrado em cada fragmento e o grau do câncer (chamado de grau de gleason) serão reportados na avaliação final. Importante ressaltar que outros achados podem ser identificados na biópsia, como sinais de Hiperplasia Prostática, prostatite, neoplasia intraepitelial prostática, proliferação acinar atípica, e etc, sendo em cada caso necessário discutir a conduta futura com o urologista.
O resultado da biópsia de próstata fica pronto entre 14 a 21 dias, porém pode ocorrer variações entre os laboratórios de análise.
Especialista em Cancer de Prostata, Biopsia de Prostata e Hiperplasia Prostática
O Dr Romulo Nunes é Médico Cirurgião Urologista formado pela USP, possui formação internacional em cirurgia robótica e atualmente é médico assistente do Instituto do Câncer de São Paulo (ICESP) e atua como corpo clínico nos principais hospitais de São Paulo.
Agende sua consulta conosco para uma melhor orientação no acompanhamento após a Biopsia da Prostata
1)Partin AW, et al., eds. Prostate biopsy: Techniques and imaging. In: Campbell-Walsh-Wein Urology. 12th ed. Elsevier; 2021.
2)AskMayoExpert. Prostate biopsy (adult). Mayo Clinic; 2019.
3)Das CJ, et al. Prostate biopsy: When and how to perform. Clinical Radiology. 2019;
4)Ferri FF. Prostate cancer. In: Ferri's Clinical Advisor 2021. Elsevier; 2021. https://www.clinicalkey.com.
5) Yang XJ. Interpretation of prostate biopsy. https://www.uptodate.com/contents/search.
6) National Cancer Institute.https://www.cancer.gov/about-cancer/diagnosis-staging/diagnosis/pathology-reports-fact-sheet.
*Respeitamos a sua privacidade e não enviamos spam.
Cuide da sua saúde com quem é referência em urologia. Entre em contato e agende sua consulta agora mesmo.
Seja a(o) primeira(o) a comentar!